A aicep Global Parques assume a Presidência da APPE

by

A APPE- Associação Portuguesa de Parques Empresariais é o resultado do esforço coletivo de gestores de áreas de localização empresarial de todo o país, privados e públicos, e da sua vontade em colaborar na qualificação e promoção dos territórios, contribuindo para uma maior atração e fixação de investimento produtivo.

A APPE é uma concretização da estratégia do Governo definida pelo programa Internacionalizar 2030 “, referiu o Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, sobre a criação de uma associação nacional de parques empresariais.

O evento de lançamento da APPE decorreu hoje, dia 9 de dezembro, na Casa da América Latina, em Lisboa. Na cerimónia estiveram presentes o Secretário de Estado da internacionalização, Eurico Brilhante Dias, o Presidente Executivo e a Vice-Presidente Executiva da aicep Global Parques, Filipe Costa e Isabel Caldeira Cardoso, e o Presidente da Madeira Parques Empresariais, Gonçalo Pimenta.

Tomaram oficialmente posse os órgãos sociais para o primeiro triénio 2021-2023: A Madeira Parques e a Terinov – Parque de Ciência e Tecnologia da Terceira foram as associadas eleitas para a Mesa da Assembleia Geral, tendo Gonçalo Pimenta assumido a Presidência da Mesa da APPE, como representante da associada. No que diz respeito à Direção da Associação os associados eleitos foram a aicep Global Parques e a TecParques, tendo Isabel Caldeira Cardoso assumido a Direção da APPE, como representante da associada.

Gonçalo Pimenta, Presidente da Mesa da APPE referiu “que com o surgimento da APPE, apostaremos no trabalho em rede com todos os associados, tendo como propósito comum, o de defender o interesse coletivo dos nossos associados. Apostaremos no trabalho coletivo com os diversos parceiros, tendo em vista abordar novas estratégias, através da plataforma Portugal Site Seletion, gerida pela aicep Global Parques, no sentido de servir a estratégia de promoção de Portugal, como destino de investimento direto nacional e estrangeiro, através da oferta de espaços e serviços de qualidade, que respondam às necessidades dos nossos investidores”

A Direção eleita concentrar-se-á em áreas fundamentais como: a eficiente gestão de parques empresariais, as políticas de desenvolvimento, as infraestruturas, o território e o licenciamento eficiente das atividades, numa tentativa de ultrapassar custos de contexto”, referiu Isabel Caldeira Cardoso, Presidente da Direção da APPE.

A APPE vem servir a estratégia nacional de promoção de Portugal como destino de investimento direto nacional e estrangeiro delineada pela AICEP, através da oferta de espaços e serviços de qualidade, à medida das necessidades dos investidores. O objetivo é ultrapassar custos de contexto, criar um mecanismo de maior concertação entre entidades licenciadoras, contribuir para a localização eficiente dos investimentos em áreas dedicadas e devidamente infraestruturadas.

A APPE será apoiada pela plataforma Portugal Site Selection, gerida pela aicep Global Parques, que atuará como agregadora, disponibilizando informação sobre áreas de localização de serviços e prestando apoio no âmbito da localização, instalação e gestão empresarial, na capacitação de todas as regiões para a instalação de mais investimento.

A APPE, que agora inicia a sua atividade, promove a associação de todas as áreas de localização nacionais de cariz público e privado, constituindo-se ainda como um fórum de partilha de boas práticas no sector. A aicep Global Parques, a Madeira Parques Empresariais, a TecParques, a Terinov (Açores) a Sapec Parques Industriais e a Baía do Tejo são os primeiros associados.

Apresentação pública APPE
Eurico Brilhante Dias apresenta a APPE – Associação Portuguesa de Parques Empresariais